Meta da companhia é para atingir 100 MWp até o fim de 2025.
Apostando na abertura do mercado livre de energia, e que poderá absorver uma parte considerável de novos clientes, a Trinity Energias Renováveis pretende investir R$ 150 milhões para a construção de novas usinas fotovoltaicas em quatro Estados. A meta da companhia é agregar 35 megawatt-pico (MWp) ao portfólio de geração, para atingir 100 MWp até o fim de 2025.
Atualmente a companhia possui cerca de 300 grupos empresariais atendidos pela consultoria no mercado atacadista de energia, o que representa mais de 650unidades consumidoras. Ao Valor , o CEO da empresa, João Sanches, diz que a expectativa para 2023 é expandir a carteira em 25% no atacado e iniciar a atuação no varejo.
A pretensão dele é chegar a pelo menos 100 consumidores no primeiro semestre de2024. Para isso, no entanto, terá que desembolsar mais recursos, já que a pulverização de consumidores está exigindo das empresas aportes em marketing e digitalização.
“Os R$ 150 milhões serão direcionados para a construção de novas usinas fotovoltaicas nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Bahia, agregando mais 35 MWp ao nosso portfólio”, disse. “Independente dos investimentos em geração, podem chegar em até R$ 3 milhões os investimentos em estratégias de marketing, além de tecnologias como sistemas de automação e análise de dados, para tornar a operação do pós-vendas ainda mais eficiente”.
Sanches diz que os 100 MWp já estão enquadrados na isenção do uso da rede de distribuição. Do total, pouco mais de 30 MWp estão em operação e outros 30 MWpem construção. O desafio é colocar a diferença até antes do prazo final do Parecer de Acesso, que é um ano após a emissão. As obras em projetos solares são bem rápidas, a dificuldade são os recursos financeiros.
Do montante, 25% será feito em equity e o restante deve ser alavancado via Banco do Nordeste (BNB). Se não for possível, a ideia é buscar os recursos no mercado decapitais. A empresa nasceu como consultoria, mas foi diversificando os negócios nos ramos de comercialização e depois geração de energia. Com a entrada de um novo sócio, a Espadarte Energias Renováveis, a empresa vendeu 25% das ações para trazer recursos para crescer no segmento de geração renovável. Em janeiro de 2022a Trinity levantou mais R$ 115 milhões para incremento de capacidade.
Esta estratégia tem sido adotada por empresas de diversos portes nos últimos dois anos por conta da abertura gradual do mercado livre de energia associado ao exponencial crescimento da fonte solar no Brasil baseada em subsídios. Com o foco passando a ser cada vez mais no consumidor de menor porte, a expansão da oferta de serviços tem crescido.
“Para nos destacarmos no ambiente concorrido, estamos focando na expansão da nossa gama de soluções e adaptando um modelo de negociação para a comercializadora varejista, que possa agregar sustentabilidade e economia aos clientes, que seja simples, mas que leve nossa expertise para o consumidor”.
Recentemente a empresa passou por um reposicionamento de marca se adequando à transição energética e se comprometeu a comercializar para consumidores finais apenas energia de fontes renováveis.
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