Avaliação ainda não terminou e resultados deverão ser conhecidos no próximo encontro do colegiado, no início de outubro.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico deverá apresentar o resultado dos estudos sobre o Horário de Verão na próxima reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico. De acordo com o diretor geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi, a análise que está em curso ainda não foi concluída, mas está próxima de chegar a seu final.
Ele explicou que esse tema é avaliado rotineiramente. E neste ano a investigação tem como base a expansão da fonte solar ao mesmo tempo que a curva da demanda está próxima do verificado no ano passado. “As características climáticas desse ano alteraram a curva de consumo com dias mais frios e limpos e então a demanda recua ao mesmo tempo que a produção solar fica mais eficiente”, explicou o executivo após participar do VI Forum Cogen – Cogeração de Energia e Geração Distribuída, evento realizado nesta quinta-feira, 15 de setembro, em São Paulo.
Segundo uma avaliação inicial, Ciocchi disse que pode ser que a geração solar traga diferenças mas que não deve ser significativa na questão técnica. E lembrou que o horário de verão é uma decisão de governo, e que o ONS sempre avalia periodicamente esse assunto.
Leilão
Segundo o diretor geral, a decisão de suspensão do leilão de reserva de capacidade, produto potência, deste ano não foi uma surpresa para o órgão. Ciocchi disse que já vinha conversando dentro do fórum adequado para essas discussões que é o CMSE.
No foco estava a não necessidade de contratação desse certame uma vez que há outras formas e mecanismos que poderiam compensar uma eventual necessidade como a resposta da demanda mais organizada do que no passado. E ainda, vê o cancelamento desse certame como uma oportunidade de rever e avaliar os aprendizados do ano passado, ao passo do que ocorre no exterior e assim, “fazer um leilão mais robusto no ano que vem”, comentou.
Fonte: ONS deve apresentar estudos sobre Horário de Verão ao CMSE | CanalEnergia
Vazões no SE/CO, região com maior capacidade de armazenamento em hidrelétricas, são calculadas em 112% da média histórica p...
ler matéria
Dados apresentados na reunião de setembro do CMSE apontam panorama mais positivo do que nos anos anteriores.O Operador Na...
ler matéria
A previsão de carga na primeira revisão semanal do Programa Mensal de Operação mostra nova desaceleração ante o que se proj...
ler matéria
Expertise em assessoria
personalizada aos nossos
parceiros de gestão no
Mercado livre de energia.
Consultoria voltada para a
gestão de Produtores
Independentes (PIE) e de
Autoprodutores (APE).
Desenvolvimento de projetos
para implantação de usinas
fotovoltaicas próprias e
assessoria completa para a
engenharia do proprietário.
Comercializadora de energia
autorizada pela ANEEL, a Trinity
intermedia a compra e venda
de fontes incentivadas e
convencionais.