Conheça a comercializadora

Saiba mais sobre nossa estrutura na comercialização de energia:

Trading

Mesa de operações para Compra e
Venda de energia renovável.

Middle Office

Análises de riscos e inteligência
regulatória de mercado.

Front Office

Negociação estratégica de
operações estruturadas no
Mercado Livre.

Meteorologia

Acompanhamento diário das
variáveis climatológicas.

Jurídico Regulatório

Análise especializada de
documentos e contratos das
operações efetuadas.

Inovação

Desenvolvimento de novos
produtos e oportunidades para
melhor performance do cliente.

Faça uma cotação da compra de energia conosco ou venda a energia gerarada com o auxílio da equipe Trinity.

FAQ

Reunimos as principais dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia. Aproveite para sanar todos os seus questionamentos.

O Mercado Livre de Energia ou Ambiente Livre de Contratação (ACL), é um ambiente competitivo, onde fornecedores e consumidores podem negociar livremente energia elétrica. É o oposto do Mercado Cativo, no qual o consumidor não tem poder de escolha de onde comprar sua energia, sendo atendido pela distribuidora da sua região e ficando passível aos ajustes tarifários impostos pela ANEEL e às bandeiras tarifárias.

Ou seja, no Mercado Livre os consumidores passam a comprar energia diretamente dos geradores e/ou comercializadores, por meio de contratos bilaterais com condições livremente negociadas, como o preço da energia, volume, e prazos.
O Mercado Cativo é o tradicional, em que os consumidores são atendidos pela distribuidora regional (como Enel, Light, etc) e acabam sendo reféns de bandeiras tarifárias e ajustes tarifários, por exemplo.

Já o consumidor do Mercado Livre tem liberdade e a facilidade de negociar com empresas geradoras e comercializadoras de energia, obtendo inúmeros benefícios, como: Previsibilidade orçamentária, economia, sustentabilidade e muito mais!
Qualquer consumidor conectado em média ou alta tensão pode migrar para o mercado livre de energia. O gasto mensal médio com energia deve ser superior a 5 mil reais.
Na migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre, o contrato de compra de energia regulado é renovado automaticamente a cada ano e a migração ao Mercado Livre deverá ser informada à distribuidora em até 180 dias antes da sua renovação, para o não pagamento de multas. Existirá todo um processo regulamentado, com prazos e obrigações da distribuidora, cliente e CCEE.

Já na pós-migração, a partir da data de migração, o cliente terá novas obrigações perante à CCEE (pagamentos de encargos específicos, contribuição associativa, aporte de garantias etc.) e passará a receber: fatura da distribuidora + nota fiscal da vendedora de energia no Mercado Livre + nota fiscal da gestão mensalmente.
O risco é o mesmo do mercado regulado, pois a empresa ainda será abastecida pela distribuidora local. O Mercado Livre é virtual e não físico. A falta de energia pode ocorrer em virtude de problemas técnicos junto à distribuidora ou em casos de inadimplência financeira por parte do consumidor.
Não, por determinação legal da Aneel, a distribuidora local continua sendo a única responsável por garantir a entrega física da energia para todos os consumidores, independente de estar no mercado regulado ou no Mercado Livre, é um direito de todos.
É muito fácil! Nos envie sua fatura de energia através do nosso e-mail: comercial@trinityenergia.com.br. Faremos uma análise de viabilidade sem custo e te informaremos os próximos passos.
Sim. Em contratos de longo prazo, o consumidor consegue prever o quanto irá gastar com energia em anos futuros.
Não. Ao contrário dos consumidores no Mercado Cativo, que ficam reféns das bandeiras tarifárias, os consumidores livres não pagam esse adicional quando são acionadas.
Sim, você pode reduzir a conta de luz em até 35%! Optando pela compra de energia de fonte renovável, você terá um desconto na sua tarifa de distribuição, além de pagar uma tarifa única de energia na ponta e fora ponta.
Sim, você terá liberdade de escolher a energia que mais se adequa à sua empresa. Optando pela compra de energia de fontes renováveis, por exemplo, você ainda contribui para a redução de emissão de GEE.
A principal diferença entre energia convencional e incentivada está em sua fonte energética.

As energias ditas convencionais, são aquelas provenientes de grandes hidrelétricas e termelétricas, enquanto as fontes de energia incentivada são renováveis e naturais como por exemplo, solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas ou biomassa.

Uma grande vantagem em migrar para o ACL (ambiente livre de contratação) está no incentivo em utilizar das energias provenientes das fontes renováveis, em que se pode obter descontos de 50% ou 100% na parcela referente a distribuição da energia de sua conta.
Quando você migra para o Mercado Livre, é preciso se associar à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, mais conhecida como CCEE. Este é o órgão responsável pelo gerenciamento e regulação das negociações realizadas no ambiente livre.

Além disso, a ANEEL ainda permanece como o órgão responsável por fiscalizar, mediar conflitos, definir direitos e concessões, além de definir os padrões de qualidade do atendimento e segurança de abastecimento.

Por que escolher
a Trinity?

01

Experiência
consolidada

Desde 2012, a Trinity atua no setor elétrico oferecendo soluções em diversas frentes. Presente em 25 estados brasileiros, já realizamos a migração de mais de 700 unidades consumidoras para o mercado livre de energia.

02

Transparência

Nossos resultados são auditados
e divulgados publicamente,
em linha com o modelo de Governança adotado.

03

Produtos
Customizados

Contamos com um time robusto composto por mais de 60 colaboradores e nosso propósito é entregar soluções que vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente.

Desenvolvido por