No fim de junho, foi promulgada a lei que reduziu o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público.
A redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve forte contribuição para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho – de -0,68% em julho, menor taxa mensal de toda a série histórica do índice, iniciada em 1980 -, mas esse efeito deve ficar concentrado no mês. A avaliação foi feita pelo gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pedro Kislanov, responsável pelo IPCA.
“Não tem como saber exatamente o efeito do ICMS na inflação porque tanto energia quanto combustível, onde esse impacto foi maior, têm outros componentes do preços. Mas de fato a redução do ICMS contribuiu bastante para o IPCA de julho. A partir de agosto, verá menos esse efeito [de redução do ICMS]. Esse efeito deve ficar concentrado no IPCA de julho. A partir de agosto, verá menos esse efeito [de redução do ICMS]. Esse efeito deve ficar concentrado no IPCA de julho”, afirmou ele.
No fim de junho, foi promulgada a lei que reduziu o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público.
Pelo resultado do IPCA de julho, o preço da gasolina caiu 15,48%, com impacto de -1,04 ponto percentual (p.p.) para a taxa. Já o preço da energia elétrica recuou 5,78%, uma influência de -0,24 p.p. Somados, gasolina e energia elétrica tiveram impacto de -1,18 p.p. no IPCA de julho.
Isenção do imposto estava prevista para ser encerrada no dia 31 de dezembro deste ano no Estado.O Governo de Minas Gerais...
ler matéria
Entidade quer inclusão de geração térmica fora da ordem de mérito na formação de preço da energia e indenização de valores ...
ler matéria
Determinação do DPDC para retirada da Tust/Tusd e de encargos do cálculo do imposto só pode ser feita após regulamentação e...
ler matéria
Expertise em assessoria
personalizada aos nossos
parceiros de gestão no
Mercado livre de energia.
Consultoria voltada para a
gestão de Produtores
Independentes (PIE) e de
Autoprodutores (APE).
Desenvolvimento de projetos
para implantação de usinas
fotovoltaicas próprias e
assessoria completa para a
engenharia do proprietário.
Comercializadora de energia
autorizada pela ANEEL, a Trinity
intermedia a compra e venda
de fontes incentivadas e
convencionais.